365 Algarve

Every day counts

20 de abril de 2018 . Tavira

Os sons e os perfumes

Este espetáculo faz parte do "33.º Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA)” 

Orquestra Clássica do Sul e Maestro Rui Pinheiro

Este programa será constituído por duas obras que, apesar dos pontos de contacto, foram compostas com 210 anos de diferença!
A Sinfonia 'Pastoral' de Beethoven foi uma obra marcante, pois abriu caminho para o poema sinfónico romântico, pelo modo como abandona as estruturas clássicas da Sinfonia e introduz a ligação com elementos extra musicais, como a poesia e a pintura. Por isto, foi sublimemente usada por Walt Disney no seu filme de animação 'Fantasia'.
A obra Sillages, para percussão e orquestra, resulta de uma encomenda da Orquestra Clássica do Sul ao seu compositor associado para 2018, Bruno Soeiro. Estruturada em diversos andamentos, cada um usará um set-up de diferentes instrumentos e será inspirado nas variadas categorias de fragrâncias: cítricos, amadeirados, florais e orientais.

Programa

B. SOEIRO
“Sillages”, para percussão e orquestra

BEETHOVEN
Sinfonia n.º 6 “Pastoral”

RUI PINHEIRO
Rui Pinheiro é Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul desde Janeiro de 2015. Entre 2010 e 2012 foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido) onde dirigiu mais de uma vintena de programas, destacando os Hall of Fame e as celebrações do Jubileu da Rainha Elisabeth II. Foi Maestro da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa (2005 – 2008) e em Londres foi Director Musical do Ensemble Serse, companhia de ópera barroca em instrumentos de época, e fundou o Ensemble Disquiet, dedicado à divulgação da música contemporânea portuguesa (2008–2010).

ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL
Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, torna-se Orquestra Clássica do Sul (OCS) em Setembro de 2013, com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.
Composta por músicos de doze nacionalidades diferentes, selecionados em concurso público internacional, a orquestra realiza concertos de música de câmara, ópera, Concertos Promenade (destinados às famílias), concertos ligados a outras expressões artísticas (como jazz, fado, dança, literatura), workshops e masterclasses.

Facebook: FIMA

Eventos relacionados

 
Logo 365Algarve

Subscreva a nossa newsletter para receber os eventos do 365Algarve .

 
Fechar Newsletter