365 Algarve

Every day counts

De 07 a 10 de março de 2018 . Aljezur

Viajantes Solitários

Inserido no Projeto: Lavrar o Mar 

Sinopse:

“Em que pensam os camionistas durante todos os quilómetros que percorrem? O que acontece com estes homens durante estas viagens? Que viajantes são estes e como mitigam a sua solidão? Se tivessem que parar de meter-se à estrada, aguentariam? E as famílias – há lugar para elas nestas histórias?

Construído a partir de uma extensa recolha de histórias de vida e de ‘estrada’ de camionistas, o espectáculo explora as possibilidades poéticas dessas vidas de permanente deslocação, vidas também de quilómetros de solidão, de distância física das famílias, de passagens, de noites fugazes, de um conhecimento geográfico de auto-estradas, estradas nacionais, restaurantes de beira de estrada, hotéis.

Um espectáculo que é uma espécie de manual de um viajante singular, falando dessa inquietação portuguesa que bem conhecemos – a de partir; e, estando lá fora, a vontade de regressar, para de novo partir, impelidos por essa coisa que nos puxa a percorrer quilómetros(…) continuamente.” Tudo a bordo de um camião Tir.

Duração: 80 min (sem intervalo)

Classificação etária: M/12

Biografias dos intervenientes:

Joana Craveiro é directora artística do colectivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001 e no qual dirigiu mais de 20 projectos até ao momento, tendo escrito a maioria e participado igualmente como actriz e co-criadora. Em 2012, recebeu uma Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro por uma “uma actividade aberta a todas as formas de arte, atenta a todos os cidadãos e curiosa de tudo o que se passa no mundo em que as pessoas vivem.” Doutoranda em Teatro e Estudos da Performance, pela Roehampton University, em Londres, a sua pesquisa tem atravessado os universos da autobiografia, memória e história oral.

Ficha artística e técnica:

Texto e Direção: Joana Craveiro

Interpretação: Estêvão Antunes, Simon Frankel

Desenho de Luz: Pedro Teixeira

sica Original: (composição e interpretação) Bruno Pinto

Direção Técnica: Carlos Ramos

Operação: Élio Antunes

Produção Executiva: Cláudia Teixeira

 

Eventos relacionados

 
imagem

Subscreva a nossa newsletter para receber os eventos do 365Algarve .