31 de maio de 2019 . Faro
34º FIMA | Concerto de Encerramento: Música e Viagens
com Daniel Stabrawa (Polónia) e Máté Szűcs (Hungria)
As grandes viagens foram sempre uma consequência inevitável para os compositores de maior sucesso. Quando C. M. von Weber recebeu o convite para escrever a ópera 'Oberon' baseada na obra de Shakespeare embarcou numa viagem a Londres para melhor dominar a língua inglesa, onde acabou por falecer em 1926 logo após a estreia.
Mozart enquanto compositor e intérprete das suas obras realizou uma longa digressão europeia com passagens por Mannheim, Paris e Munique onde recebeu fortes influências estilísticas e formais. De regresso a Salzburgo, escreveu esta Sinfonia Concertante para dois instrumentos solistas, algo que estava muito em voga em França, na altura.
Por convite de um patrono, o compositor checo A. Dvořak embarcou numa viagem para os Estados Unidos da América onde viveu quase três anos. A sua 9ª Sinfonia foi o resultado de uma encomenda da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e a música reflete as influências do 'Novo Mundo', sem esquecer as suas raízes boémias.
Serão solistas neste concerto dois músicos de referência mundial e solistas da Orquestra Filarmónica de Berlim - Daniel Stabrawa (violino) e Máté Szűcs (viola).
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Maiores de 6 anos
Ficha Artística e Técnica
Orquestra Clássica do Sul
Maestro: Rui Pinheiro
Solista (violino): Daniel Stabrawa (Polónia)
Solista (viola): Máté Szűcs (Hungria)